Inicio

Centro de Formação e Inclusão Social Inaê Inaê/Guesb
         
        Situado numa grande área periférica, o Conjunto Village Campestre II é  local onde a deficiência de infra-estrutura, educação, saúde, lazer e oportunidades de ingresso no mundo do trabalho formal deixa a população em situação de alta vulnerabilidade social. Majoritariamente, os moradores do bairro são negros, analfabetos funcionais e procedentes do êxodo rural. Hoje, o bairro é uma das linhas do tráfico, o que tem contribuído para o aumento da violência, principalmente, contra crianças, adolescentes e mulheres. A banalização da vida e da morte, a depreciação de valores éticos e de respeito às diferenças, muitas vezes, tornam-se caminhos sem volta para a nossa população.
       Os resultados conquistados ao longo dos anos podem ser observados na sede do Inaê/Guesb, onde contamos com uma área de 1.515 m² construída, contemplando secretaria, biblioteca, sala de informática, ateliê de corte e costura, refeitório com capacidade para 32 crianças e 20 adultos, espaço destinado as oficinas de artesanato, creche- escola com berçário, salão de beleza, espaço para aulas de percussão, camarim, banheiros, palco para apresentações,  cozinha semi-industrial.
        Além das atividades de turismo étnico e oficinas de cultura e gastronomia afro, temos realizado ações comunitárias e preventivas na área de saúde, viabilizando atendimento clínico, ginecológico, psicossocial e orientação para promoção da saúde.
        O Inaê desenvolve o trabalho com 150 participantes entre crianças e jovens. As atividades que ocorrem no projeto são aulas de capoeira, teatro, dança afro primitiva, pintura, culinária entre outros. As atividades artísticas de dança, percussão e teatro são as que mais chamam a atenção dos jovens do projeto. Como muitos deles estão no Inaê a mais de cinco anos, alguns se destacam como multiplicadores. 
        Atualmente, estamos desenvolvendo um projeto de inclusão digital e marketing direcionado para jovens da comunidade em parceria com o CDI (Centro de Democratização da Informática) e Coca-cola, “ Coletivo Cola-Cola”  que tem como a meta de capacitação 600 jovens em um ano; Protagonista do Axé em parceria com o Instituo Feminista Jarede Viana e atendendo 30 crianças em tempo integral, buscando no dia-a-dia estabelecer parcerias com Instituições Públicas e Privadas.
        Entretanto, a maior parte dos técnicos – médico, enfermeiro, assistente social e psicólogo - que atuam no GUESB/INAÊ são militantes voluntários comprometidos com a causa social e enfrentamento ao racismo que ainda encontra-se espraiado na nossa sociedade.