Quem visitar o Parque Memorial Quilombo dos Palmares poderá degustar o melhor da culinária tipicamente afro-brasileira, além de conhecer um pouco da história do mais populoso refúgio de escravos do Brasil e de seu maior líder, Zumbi dos Palmares. Instalado em Serra da Barriga, no município de União dos Palmares, em Alagoas, o Parque reproduz os espaços que incluem os poucos referenciais do turismo étnico do Brasil.
O restaurante Kùuku-Wàana (Banquete de Família) conta com a parceria da Fundação Cultural Palmares e do governo do Estado de Alagoa, está sob a coordenação da ialorixá Mãe Neide Oyá D’Oxum e do Grupo União Espírita Santa Bárbara (GUESB), que alia a cultura gastronômica e geração de emprego e renda. Dentre os muitos pratos afro-brasileiros comercializados no restaurante, o mais consumido é uma criação da primeira turma de Mãe Neide. O prato, chamado “Raízes africanas”, é simplesmente um sucesso. Feito à base de mandioca, batata doce, milho e inhame e recheado com carne de sol e camarão frito, a iguaria reúne os sabores, cheiros e cores da África.
Além desta apetitosa iguaria, o restaurante serve também peixe na palha da banan, moqueca de ovos, caruru, vatapá, acarajé, amalá e arroz de hauçá, entre muitas outras. Mas o cardápio não é fechado. Há um menu diferenciado para cada grupo visitante. Entre os doces, o desenvolvimento sustentável do local prioriza aqueles com frutas da época em Serra da Barriga, como laranja, banana e jaca.
Contrate e reserve os nossos serviços